A Aliança participou de um evento no dia 27 de abril de 2024 na Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia (UFBA). O evento deu continuidade à uma iniciativa do Estudo Epidemiológico sobre Saúde e Trabalho – EpisSAT.
O EpisSAT Entregadores é um projeto organizado pela UFBA que tem por objetivo visibilizar, debater e contribuir à dignificação da saúde e segurança do trabalhador no contexto de plataformização. O projeto desenvolve, atualmente, uma pesquisa para levantamento de dados acerca das condições de trabalho que implicam na vida cotidiana dos trabalhadores.
O “4º Encontro Universidade + SUS + Entregadores e Lideranças Nacionais” contou com a participação de diversos representantes de organizações de trabalhadores por aplicativo. Nicolas Souza Santos representou a Aliança.
Dentre outras pautas, os presentes discutiram a Campanha pela Vida, projetos e pesquisas com o objetivo de proteger os entregadores e melhorar suas condições de trabalho. A “faixa azul” também foi pautada, como proposta para diminuir acidentes e facilitar a mobilidade de motociclistas.
“Faixa azul”. Fonte: G1. Foto: Celso Tavares/g1.
Em pronunciamento publicado no Instagram pelo EpisSAT Entregadores (@epissat_entregadores) após o encontro, Nicolas comentou a respeito da necessidade de reconhecer avanços dos entregadores por plataforma, contextualizando a organização da categoria nos últimos 4 anos. Nicolas também defendeu a importância de “não subestimar o adversário”, referenciando a campanha de propaganda, manipulação de dados e informações sustentada pelas empresas-plataformas e seus demais apoiadores, os quais se opõem à luta por direitos dos trabalhadores. O integrante da Aliança considera necessário seguir na luta.